• Como cuidar de si
  • Como cuidar de si

    É normal que durante uma crise como esta possa sentir-se assustado, ansioso ou aflito. O fluxo contínuo de notícias na televisão e na internet sobre a pandemia, o vírus e todos os acontecimentos que se sucedem de forma rápida podem ser perturbadores. Com grande facilidade podemos ficar demasiado envolvidos no que se está a passar.

    Damos algumas sugestões que ajudam a manter a serenidade.

    Converse sobre os seus receios com alguém em quem confie

    Falar com pessoas em quem confia pode ajudar a lidar com as suas emoções. Contacte os seus amigos e familiares. É possível que perceba que também eles sentem o mesmo.

    É muito fácil sentirmo-nos tomados pelas nossas emoções negativas. Procure falar com pessoas que estão a lidar melhor com as dificuldades e evite as que estejam muito ansiosas.

    Em caso de necessidade, pode contactar o seu Médico de Família ou o Serviço de Saúde Mental da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

    Tenha um estilo de vida saudável

    Não poder sair de casa durante um tempo prolongado pode ser difícil. Manter uma dieta adequada, períodos de sono e descanso, exercício físico e uma rotina estruturada ajudam a manter-se centrado e mais tranquilo.

    Lembre-s­e que isolamento físico não é igual a isolamento social. Use e abuse do telefone, e-mail e redes sociais para se manter em contacto com familiares e amigos.

    Se se sentir muito angustiado ou perturbado, procure ajuda junto do seu Médico de Família ou do Serviço de Saúde Mental da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

    Não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções. E se tiver problemas com álcool e drogas procure ajuda.

    Aproveite o seu tempo

    Distraia-se com as atividades que lhe dão prazer, que possa fazer dentro de casa e que lhe deem mais tranquilidade, como ler, ver filmes ou cozinhar. Aproveite este período para fazer coisas para as quais não costuma ter tempo. Aproveite para aprender um novo hobby.

    O isolamento físico e o confinamento não significam isolamento social. Apesar de cada um de nós ficar em sua casa, podemos usar a tecnologia para nos aproximarmos das pessoas. Ligue para os seus avós que estão sozinhos em casa, para os irmãos durante as refeições ou marque um café virtual com uma pessoa amiga.

    Tenha atenção às suas fontes de informação

    Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra (Facebook e outras redes sociais) e que não são disponibilizadas por instituições oficiais.

    Procure consultar fontes de informação fiáveis e em que possa confiar, tais como:

    Limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras.

    Somos mais fortes do que julgamos

    Recorra a capacidades e competências que já o ajudaram no passado a lidar com situações adversas. Use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes deste surto e siga as orientações das autoridades.

    Obtenha conhecimentos acerca dos seus fatores de risco e sobre as precauções a tomar.  As autoridades de saúde pública e os especialistas em todo o mundo estão a trabalhar para assegurar a disponibilidade dos melhores cuidados de saúde para todos.