• Comunicação
  • Comunicação

    Em três meses, vendidas mais de 5 milhões de embalagens de ansiolíticos e antidepressivos DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 9-6-2020
    Portugal é o quinto país da OCDE que mais consome ansiolíticos e antidepressivos, atingindo já uma taxa que duplica a de países como Holanda, Itália e Eslováquia. Não se sabe se a pandemia veio agravar esta situação, mas nos primeiros três meses do ano foram vendidas mais 400 mil embalagens do que no mesmo período em 2019.

    Fórum de Psicologia defende intervenções em larga escala no SNS NOTÍCIAS AO MINUTO | 9-6-2020
    O Fórum Nacional de Psicologia (FNP) defendeu hoje que a disponibilização de intervenções psicológicas em larga escala no Serviço Nacional de Saúde será “a estratégia mais adequada e efetiva” para enfrentar a “era covid-19 e pós-covid-19”.

    Câmara de Lisboa disponibiliza linha gratuita de apoio psicológico
    EXPRESSO | 8-6- 2020
    O número desta linha gratuita é o 800 916 800 e está disponível 24 horas por dia todos os dias. A autarquia revela que, nesta fase de desconfinamento, já recebeu “alguns pedidos de ajuda relativos à dificuldade em regressar [à normalidade] por medo de morte e contágio”

    A dúvida – Júlio Machado Vaz JORNAL DE NOTÍCIAS | 7-6-2020

    ‘App’ de rastreamento pode dar conforto psicológico mas tem riscos
    DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 7-6-2020
    A utilização de uma aplicação de telemóvel para rastreamento da pandemia de covid-19 pode deixar as pessoas mais “confortáveis”, mas acarreta também riscos sobre a privacidade, defende o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues  

    “Dever dinheiro a alguém é um fator de risco para a saúde mental” DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 6-6-2020
    A pandemia de covid-19, o confinamento, a crise económica. Afinal, o que terá mais impacto na saúde mental dos portugueses? Em entrevista ao DN, Miguel Xavier, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, diz: “O que me preocupa mais é o impacto da crise económica

    DGS. Grávidas com Covid-19 não devem ter acompanhante no parto
    Observador | 5-6-2020
    Hospitais devem assegurar condições para presença de um acompanhante durante o parto, mas deve haver restrição para mulheres com Covid-19. As orientações da DGS sobre gravidez e parto.

    SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL LANÇA PRÉMIO DE JORNALISMO
    Revista Dignus | 5-6-2020
    A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) está a lançar o Prémio de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental, com vista a reconhecer o esforço dos jornalistas numa área tão sensível como esta

    “Será uma perda enorme” adiar metas do plano de saúde mental
    DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 4-6-2020
    O diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental considerou hoje que será uma “perda enorme” não conseguir pôr em marcha este ano os objetivos traçados no programa e já orçamentados, que permitirão um “avanço significativo” na reforma desta área.  

    Saúde mental: mil pessoas recorreram ao acalma.online durante a pandemia
    OBSERVADOR | 4-6-2020
    A ansiedade, o medo e a preocupação com o futuro foram os principais sintomas que levaram estas mil pessoas a recorrer ao serviço de apoio psicológico da Casa do Impacto.

    Inquérito do Instituto Dr. Ricardo Jorge sobre saúde mental durante a pandemia aberto até julho
    EXPRESSO | 4-6-2020
    Questionário já teve 3500 respostas, é dirigido a toda a população e visa perceber como é que os portugueses lidaram com o confinamento e quais os medos, receios e expectativas criados. Com base nas respostas, ainda no verão serão divulgadas recomendações para adaptar resposta dos serviços de saúde

    Problemas de saúde mental exigem resposta a vários níveis, diz diretor do Programa Nacional de Saúde Mental
    OBSERVADOR | 4-6-2020
    O psiquiatra advertiu que situações de pobreza, exclusão, desemprego de longa duração ou precariedade “têm uma influência enorme sobre a vulnerabilidade ao sofrimento psicológico.

    (Mesma notícia da saudemaistv)

    A importância da saúde mental. Nova revista Pessoas já está nas bancas
    ECO | 3-6-2020
    Considerada “um benefício” por muitas empresas, a saúde mental e o bem-estar são cada vez mais observados por quem gere, ouve e cria soluções. É o tema de capa da nova edição da revista Pessoas.

    Músico AGIR lança novo single sobre saúde mental
    RTP | 3-6-2020
    “Alma” nasceu durante o confinamento do artista e fala sobre saúde mental em tempos de covid-19.   

    Pandemia faz crescer número de toxicodependentes a procurar ajuda
    O MIRANTE | 3-6-2020
    Confinamento social, perda de rendimentos e perturbação dos mercados da droga aumentaram os pedidos de ajuda de quem tem comportamentos de dependência.

    Estratégia para a covid pede reforço na prevenção e mais psicólogos no SNS
    PÚBLICO | 3-6-2020
    Fórum Nacional de Psicologia alerta para o surgimento ou agravamento de sintomas de ansiedade, de stress e de adição e propõe estratégia para dar resposta na era covid e ao período de desconfinamento.

    Tocar ou não tocar, até quando? O desafio da psicologia actual – Maria Corado PÚBLICO | 2/6/2020
    Tocar nos que amamos torna possível a intimidade, fazendo parte integrante dela. Logo, o alimentar dessa intimidade costuma ser sentido como revitalizador.

    Casa do Impacto prolonga serviço de videoconsultas de apoio psicológico. Crise terá “repercussões a médio e longo prazo”
    EXPRESSO | 2-6-2020
    Plataforma de apoio psicológico por videoconsulta, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, já atendeu mil pessoas e espera-se que continue a atender outras tantas, de modo a “prevenir uma crise de saúde mental ainda mais grave”, a que estarão mais vulneráveis os desempregados e as pessoas com um nível de escolaridade mais baixo 

    CIMBAL promove webinar sobre “Saúde Mental na Pandemia”
    RADIO CAMPANÁRIO | 2-6-2020
    Para compreender que impactos é que esta nova realidade está a empreender na sociedade, também ao nível da saúde mental dos portugueses a CIMBAL convidou a Psiquiatra Ana Matos Pires para ser a convidada da próxima webinar cujo tema é “Saúde Mental na Pandemia”.

    Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses está preocupado. “Há pessoas que não vão conseguir regressar à vida ativa sem ajuda profissional” SAPO LIFESTYLE | 1-6-2020 Em grande entrevista à edição de junho da revista Prevenir, já nas bancas, Francisco Miranda Rodrigues fala sobre os impactos psicológicos da pandemia viral de COVID-19 no processo de desconfinamento e no regresso à normalidade.

    Mais de metade dos profissionais de saúde com sinais de exaustão
    ANTENA 1 | 1-6-2020 Ouvido pela Antena 1, o diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Miguel Xavier, destaca o empenho de médicos ou enfermeiros, durante este período muito difícil  

    Mais de metade dos profissionais de saúde apresenta sinais de burnout e stress OBSERVADOR | 1-6-2020
    De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, mais de metade dos profissionais de saúde apresentaram sinais de burnout, stress e ansiedade durante o “combate” à pandemia.

    “COVID – 19: Proteger crianças em casa e na rua”.  Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens | 1-6-2020

    Moderado pela presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse, contou com a participação do Coordenador do Programa Nacional de Saúde Mental, Prof. Miguel Xavier e do Professor Carlos Neto, Investigador da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. 

    Os receios que o desconfinamento levanta na saúde, economia e turismo
    EXPRESSO | 30-5-2020
    Bernardo Ferrão, da SIC, modera o debate com Maria Manuel Mota, investigadora e diretora do Instituto de Medicina Molecular, Ricardo Batista Leite, deputado PSD e membro da Comissão de Saúde, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, e Baltazar Nunes, coordenador do Instituto Nacional de Saúde.

    Covid-19. Pais preocupados com acompanhamento no Santa Maria de jovens com problemas psiquiátricos
    EXPRESSO | 29-5-2020
    A associação dos familiares de adolescentes e jovens acompanhados no Serviço de Psiquiatria do maior hospital do país está preocupada com o acompanhamento diário destes doentes, desde que se iniciou a pandemia. Em causa está o encerramento presencial do centro de dia

    BE critica adiamento de 11 meses de consulta de psiquiatria no Hospital de Braga
    PORTO CANAL | 27-5-2020
    O Bloco de Esquerda criticou hoje o adiamento por quase 11 meses de uma consulta de psiquiatria no Hospital de Braga, considerando tratar-se de uma “situação inaceitável, que deve ser alvo de intervenção e reparação urgentes”.

    Médicos alertam para aumento de casos de depressão e ansiedade em grávidas
    DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 29-5-2020
    Estudo realizado no hospital pediátrico Dona Estefânia, em Lisboa, revela que pandemia agravou o stress das mulheres à espera de bebé. 26% falam mesmo em depressão. Investigadores pedem atenção a estes casos e mais respostas na área da saúde mental, durante a pandemia

    Há boas notícias sobre o estado da nossa ansiedade e más sobre a qualidade do sono: um estudo do confinamento
    EXPRESSO | 28-5-2020
    Estudo da Escola de Medicina da Universidade do Minho realizado durante o confinamento analisou os níveis de stress e depressão, os sentimentos de ansiedade, preocupação, medo, raiva, frustração, inveja, culpa e ainda a qualidade de vida e do sono. Há conclusões inesperadas – boas e más

    Psiquiatra brigantino integra estudo internacional sobre efeitos da covid-19 na saúde mental
    MENSAGEIRO DE BRAGANÇA | 27-5-2020
    Estudar o impacto da covid-19 na saúde mental da população é o objetivo de um estudo internacional da World Psychiatric Association, da European Psychiatric Association – EPA e do European College of Neuropsychopharmacology (ECNP), que integra mais de 200 investigadores. Em Portugal, um dos dois coordenadores do estudo é o psiquiatra brigantino Pedro Morgado.  

    Câmara de Lisboa lança esta quarta-feira linha de atendimento psicossocial
    JN | 27-5-2020
    Entra em funcionamento esta quarta-feira a Lisboa Liga-Te, uma linha de atendimento psicossocial (800 916 800) lançada pela Câmara de Lisboa.
    Quem contactar este apoio telefónico além de receber ajuda psicológica poderá ser encaminhado para outros serviços da autarquia, como a Santa Casa da Misericórdia, se se perceber que a pessoa ou família que ligou tem problemas sociais mais graves, como desemprego ou carências alimentares.

    Psicólogos ajudam alunos do ISEP a ultrapassar stress e ansiedade
    TVI | 27-5-2020
    A par dos cuidados físicos, o apoio psicológico é, muitas vezes, imprescindível para ultrapassar as dificuldades da pandemia.

    Programa para agressores de violência doméstica é eficaz
    OBSERVADOR | 26-5-2020
    O diretor dos serviços prisionais diz que o número de condenados por violência doméstica “tem disparado” e que o Programa para Agressores de Violência Doméstica (PAVD) tem sido eficaz.

    Portugal gasta em saúde mental apenas a terça parte do que deveria
    RENASCENÇA | 25-5-2020
    As contas são do director do Programa Nacional de Saúde Mental. Miguel Xavier considera que o ano de 2020 seria o da mudança nesta área e de reformas que a pandemia está irremediavelmente a atrasar.

    Nersant debateu efeito da pandemia na saúde mental em conferência online
    CORREIO DO RIBATEJO | 25-5-2020
    “A ansiedade e o medo no regresso a uma nova normalidade” foi o tema da videoconferência realizada esta sexta-feira, dia 22 de maio, pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém

    Cruz Vermelha de Tavira amplia apoio psicossocial por vídeochamada
    NOTÍCIAS AO MINUTO | 25-5-2020
    O Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) criou um serviço de apoio social por vídeo chamada, devido à pandemia de covid-19, mas o sucesso obtido junto da população levou a que fosse alargado a outras áreas da saúde.

    Linha do Farmacêutico com apoio psicológico a partir desta segunda-feira OBSERVADOR | 25-5-2020
    Esta linha visa antecipar situações de “burnout” e ajudar os farmacêuticos a lidar com as consequências da pandemia, na atividade profissional, na vida pessoal e familiar.

    INSA vai estudar impacto da doença na saúde mental dos profissionais
    OBSERVADOR | 25-5-2020
    O projeto pretende avaliar “o impacto da pandemia” na saúde mental e “tomar medidas promotoras de bem-estar e reforço da saúde mental positiva, mitigando o sofrimento psicológico”.

    O impacto da covid-19 na saúde mental dos portugueses
    SIC | 23-5-2020
    No Hospital Magalhães Lemos, unidade de referência no norte do país, foram efetuados menos 400 internamentos

    Desigualdades sociais pós-covid-19: um teste à saúde mental dos portugueses – Francisco Sampaio PÚBLICO | 22-5-2020
    Num país com um crónico subinvestimento na área da saúde mental, em que cerca de 65% dos casos de doença se encontram sem tratamento e que anualmente provocam perdas de mais de 300 milhões de euros na economia, urge apostar na contratação de recursos humanos e no desenvolvimento de um verdadeiro modelo de intervenção comunitária.

    “Direito a desligar”? Lei ainda não existe mas tele-trabalho pode acelerá-la
    ECO | 22-5-2020
    À distância, não é fácil “desligar” do trabalho. Mas ter tempo para descansar é essencial para a saúde física e mental. Ainda sem lei, o tele-trabalho pode ser um ponto de partida para debater o tema.

    Apoio psicológico: procura-se. O que andam a sentir os portugueses durante a pandemia e que respostas lhes têm sido dadas
    SAPO 24 | 22-5-2020
    As alterações de vida provocadas pela pandemia tiveram consequências na saúde mental. A gestão das emoções, a estabilidade no dia a dia e o bem-estar foram, de forma mais ou menos intensa, afetados. Para dar resposta à necessidade de apoio psicológico e de cuidados na área da saúde mental, foram criados vários serviços em Portugal. O SAPO 24 faz um balanço de como tem sido o recurso a estes serviços: o que mais tem perturbado os portugueses, que respostas lhes têm sido dadas, quem mais procura ajuda.

    JSD quer melhores condições para ensino com novas tecnologias e reforço na saúde mental
    0BSERVADOR | 22-5-2020
    Aprendizagem através das novas tecnologias, cujo uso foi intensificado no contexto da pandemia, e o aumento dos cuidados de saúde mental são os pontos essenciais defendidos pela JSD para o Ensino

    A saúde mental e o setor segurador – João Miguel Gomes
    ECO | 21-5-2020
    João Miguel Gomes, Manager da área de Seguros da everis Portugal, sugere que as organizações que fazem da gestão do risco a sua atividade olhem para a saúde mental como uma oportunidade. 

    COVID-19: Desporto pode mitigar impacto da pandemia na saúde mental dos refugiados
    SAPO DESPORTO | 19-5-2020
    A Fundação Olímpica para os Refugiados e o Alto Comissariado das Nações Unidas para a mesma área destacaram hoje a importância do desporto no combate ao “crescente impacto” da pandemia de covid-19 “na saúde mental” dos refugiados. 

    Instagram apresenta novos guias focados em saúde mental
    PÚBLICO | 19-5-2020
    A nova funcionalidade do Instagram permite organizar colecções de conteúdo em formato de guia. Guias sobre saúde mental, receitas, dicas de desporto, ou beleza são algumas das possibilidades.

    Covid-19: número de casos de ansiedade, depressão e dependências estão a aumentar
    TVI24 | 18-5-2020
    Existem também mais situações de stress pós-traumático

    A Saúde Mental em tempos de confinamento
    NOTÍCIAS MAIA | 18-5-2020
    A Pandemia de Covid-19 invadiu a nossa realidade sem pedir licença e, inevitavelmente, deixou muitos de nós com medo e com receio daquilo que é incerto. Não conhecíamos nem conhecemos ao certo este vírus e ainda assim teremos de nos adaptar e aprender a viver com ele.

    Federação de Associações Juvenis alerta para saúde mental e desemprego
    DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 19-5-2020
    O presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis alertou hoje que a pandemia está a afetar a saúde mental dos jovens, que estão preocupados com o aumento do desemprego, a instabilidade na habitação e as dificuldades na avaliação no ensino.  

    Psicólogos defendem mensagens diferenciadas e apoio em centros de saúde NOTÍCIAS AO MINUTO | 19-5-2020
    O bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses defendeu hoje que o sucesso do desconfinamento depende de mensagens diferenciadas para os distintos grupos que compõem a sociedade e de apoio psicológico nos centros de saúde

    Apoio psicológico aos alunos da UAlg Algarve Primeiro | 18-5-2020
    A Universidade do Algarve, através do Serviço de Psicologia, disponibiliza à Comunidade Estudantil um serviço excecional de apoio psicológico à COVID-19.

    Psicólogos do São João preparam projeto para «promover a resiliência de cada profissional»
    JUSTNEWS | 18-5-2020
    O Centro Hospitalar Universitário de São João já tinha uma “linha de apoio” com 16 psicólogos específicos disponíveis para atender qualquer profissional da instituição que sentisse a necessidade de a ela recorrer. Na verdade, até seria mais correto falar em “16 linhas”, uma vez que o contacto é feito via telemóvel para o nome da lista escolhido por quem faz a chamada.

    Plataforma Cuidar de Quem Cuida já fez mais de 100 consultas
    PÚBLICO | 18-5-2020
    Desde dia 15 de Março já foram dadas mais de 100 consultas de psiquiatria à distância através da plataforma Cuidar de Quem Cuida, um dos 19 projectos eleitos pela bolsa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19.

    Saúde Mental: como se organiza a linha da frente?
    EXPRESSO | 16-5-2020
    Médicos e responsáveis públicos olham para a resposta à pandemia.

    Covid-19: Guterres pede urgência na resposta ao problemas de saúde mental causados pela pandemia
    PORTO CANAL |15.5.2020
    O Secretário-Geral das Nações Unidas alerta para o impacto da Covid-19 na saúde mental. António Guterres pede apoio aos governos de todo mundo para minimizar os efeitos

    Juntos pela saúde mental – Teresa Maia
    PÚBLICO | 13-5-2020
    É urgente que os serviços de saúde, em conjunto com os seus parceiros, assumam a população pela qual são responsáveis, com as suas características e especificidades, e que se criem redes de respostas articuladas que vão da promoção da saúde mental ao tratamento mais diferenciado das doenças.

    Covid-19 aumenta stresse, ansiedade e depressão. É preciso prevenir para evitar males maiores
    PÚBLICO | 12-5-2020
    Ordem dos Psicólogos Portugueses defende reforço do acompanhamento psicológico nos centros de saúde para prevenir problemas de saúde mental potenciados pela pandemia de covid-19.

    Desempregados e alunos são os que mais pedem apoio psicológico ao SNS
    JORNAL DE NOTÍCIAS | 11-5-2020
    No primeiro mês de funcionamento, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 6761 chamadas.

    Covid-19 Estudo. Psicólogos estudam efeitos da pandemia após confinamento
    RTP | 2-5-2020
    Ao fim de sete semanas de confinamento, em Espanha, tenta perceber-se o impacto da Covid-19 ao nível da ansiedade, depressão e da ligação entre as pessoas. A correspondente da RTP em Madrid, Daniela Santiago, falou com a portuguesa que está a dirigir um estudo internacional a partir de Espanha.

    Andrew Solomon: “Nunca houve uma taxa tão alta de depressão”
    PÚBLICO | 2-5-2020
    Com a pandemia gerada pelo novo coronavírus veio uma outra pandemia: um ataque à saúde mental sem precedentes. “É como estar em ação militar sem qualquer treino”, diz o autor do best-seller “O Demónio da Depressão”.

    Jovens são quem mais admite ter começado a tomar ansiolíticos e antidepressivos
    RENASCENÇA | 2-5-2020
    Inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública revela que os idosos são quem mais subiu a dosagem, durante o estado de emergência.

    Saúde mental e pandemia. Ansiedade e depressão atingem mais as mulheres e os trabalhadores presenciais
    RENASCENÇA | 29-4-2020
    A pandemia está a dar a volta à cabeça dos portugueses. Quase metade considera que o impacto psicológico provocado pela doença e pelo confinamento atinge níveis moderados ou graves. As mulheres são as mais ansiosas. Os idosos são quem revela menor grau de stresse.

    Estudo revela que quase metade da população portuguesa se diz psicologicamente afetada pela covid-19 – na China eram “7,6%”
    EXPRESSO | 29-4-2020
    É um dos maiores estudos realizados em Portugal sobre o impacto psicológico da pandemia de covid-19 e, além de revelar que praticamente metade da população pode estar a ser psicologicamente afetada pela atual crise, conclui que trabalhadores presenciais e pessoas que habitam em zonas rurais são mais atingidos pela ansiedade e depressão.

    Social Good Summit: Pandemia acentuou relevância da saúde mental
    ECO | 29-4-2020
    Transversalidade da saúde mental acentuou-se com pandemia. Articulação entre SNS, empresas e projetos de inovação social é “fundamental”, assinalam especialistas na Social Good Summit.

    Covid-19: Metade dos portugueses sente impacto psicológico “moderado a severo” – estudo
    AGÊNCIA LUSA | 29-4-2020
    Quase metade (49,2%) dos portugueses classifica o impacto psicológico da pandemia de covid-19 como “moderado a severo”, segundo um estudo desenvolvido pela Mind – Instituto de Psicologia Clínica e Forense, que foi hoje divulgado.

    Ansiedade e insónia são as queixas mais relatadas em consultas de saúde mental
    OBSERVADOR | 28-4-2020
    Ansiedade, insónia e stress foram as queixas mais relatadas pelas centenas de profissionais de saúde e milhares de utentes que recorreram às consultas de saúde mental criadas no âmbito da pandemia.

    Estudantes com mais sintomas depressivos devido ao isolamento. Uma “surpresa” a aconselhar vigilância nas universidades
    PÚBLICO | 28-4-2020
    Estudo do Hospital Júlio de Matos mostra que desempregados também são um ponto crítico. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de vigilância destes grupos específicos.

    Coimbra lidera estudo internacional sobre resiliência psicológica à pandemia
    OBSERVADOR | 27-4-2020
    O projeto vai explorar os efeitos da pandemia na “sensação de segurança e ligação aos outros”, sintomas como ansiedade, depressão e trauma, e como as pessoas lidam com essas situações.

    Hospital de Évora com 1200 consultas de psiquiatria por telefone este mês
    OBSERVADOR | 24-4-2020
    O hospital tem vindo a realizar “consultas através do telefone a todos os utentes que constam nos seus agendamentos diários e consultas presenciais, quando clinicamente se justificam”.

    Doença mental, violência doméstica, luto e suicídio nas prioridades do site da DGS. “A preocupação é real, não podemos ignorar”
    EXPRESSO | 20-4-2020
    Lançado no sábado passado, o site da Direção-Geral da Saúde sobre saúde mental dá informação à população em geral e às pessoas com doença mental e respetivos familiares ou cuidadores, mas são também disponibilizados contactos. “Não podemos dizer que estamos disponíveis e não apresentar a forma mais fácil de chegar até nós”, explica ao Expresso Ana Matos Pires, que é assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental e esteve envolvida no projeto.

    Resposta a problemas de saúde mental reforçada no SNS
    IONLINE | 20-4-2020
    Já se está a notar um aumento da procura de ajuda devido a problemas do foro mental, também por parte de profissionais de saúde.

    Covid-19: DGS defende critérios “mais estritos” de internamento de doentes mentais
    SAPO24 | 19-4-2020
    Os Serviços de Saúde Mental devem disponibilizar espaços de “acesso fácil e confidencialidade garantida” para profissionais de saúde, e devem ser adotados “critérios mais estritos de internamento” de doentes agudos, refere uma Norma da Direção-Geral da Saúde (DGS).

    Saúde mental. Já há profissionais de saúde a pedir ajuda
    EXPRESSO | 19-4-2020
    A pandemia de covid-19 levou alguns portugueses e profissionais de saúde a procurarem ajuda ao nível da saúde mental, nomeadamente nos núcleos locais de catástrofe e em alguns hospitais centrais, afirmou hoje o diretor do Programa Nacional de Saúde Mental.

    “A atual situação pode levar a problemas de saúde mental”. Agora há um site para ajudar
    DIÁRIO DE NOTÍCIAS | 19-4-2020
    A covid-19 e sobretudo as medidas necessárias para combater a pandemia colocam desafios à saúde mental. E por isso a resposta do Serviço Nacional de Saúde nesta área foi reestruturada e foi criado um site para ajudar as pessoas a lidar com estes tempos difíceis.

    Coronavírus leva portugueses e profissionais de saúde a procurar ajuda ao nível da saúde mental
    CORREIO DA MANHÃ | 19-4-2020
    Nesta pandemia existem determinantes que fazem com que a saúde mental possa sofrer medo, disrupção social e confinamento.

    Stress, ansiedade ou burnout? DGS lança novo apoio à saúde mental
    ECO | 19-4-2020
    Projeto lançado este fim de semana pela DGS – que é integrado no Programa de Saúde Prioritário na área Saúde Mental – pretende, de forma simples, responder a questões sobre saúde mental.

    Saúde mental dos portugueses está pior desde o início da pandemia
    ANTENA 1 | 18-4-2020
    É o que revela um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Mais de 80 por cento das pessoas dizem sentir efeitos negativos na saúde mental. Há alguns grupos a suscitarem maiores preocupações.  

    Angustiados, tristes ou ansiosos. Pandemia já afeta saúde mental de mais de 80% dos portugueses
    RENASCENÇA | 18-4-2020
    Confinamento e distanciamento social estão a ter mais impacto psicológico nas mulheres e, sobretudo, em quem está em teletrabalho, aponta o Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública.

    SNS reforça resposta na saúde mental
    PÚBLICO | 18-4-2020
    Ministério da Saúde criou um microsite dentro do site dedicado à covid-19 dedicado à saúde mental. E a Direcção-Geral da Saúde (DGS) emitiu novas normas de orientação para os serviços.

    Ordem dos Psicólogos Norte considera “urgente” responder à “nova crise de saúde mental”
    DIÁRIO DO MINHO | 15-4-2020
    Ordem considera que Ministério da Saúde deve criar uma estrutura de coordenação da psicologia do Serviço Nacional de Saúde.

    74% dos portugueses têm medo de ir aos serviços de saúde. Entre os 18 e os 44 anos mais de 40% admite que saúde mental piorou
    OBSERVADOR | 14-4-2020
    Portugueses admitem receio de recorrer a serviços de saúde em tempos de pandemia. 32% dos doentes crónicos deixaram de ir aos hospitais e centros de saúde e jovens admitem deterioração de saúde.

    A saúde dos portugueses em quarentena
    PÚBLICO | 14-4-2020
    Mais de um quarto dos portugueses (26%) não foi a um centro de saúde ou a um hospital, apesar de precisar, por causa do coronavírus. (…) E como vamos de saúde mental? Mais de um terço dos portugueses declara sentir-se pior do que antes da crise sanitária, muito por causa da ansiedade, tristeza e apreensão que dizem sentir.

    Covid-19: Trabalho, exercício físico e jardim beneficiam saúde mental no isolamento – estudo
    EXPRESSO | 14-4-2020
    “Homens apresentam melhores indicadores de saúde mental do que as mulheres em termos médios, o que acompanha as tendências que se verificam fora deste contexto de isolamento e pandemia”, indica um estudo elaborados por investigadores da Universidade do Minho.

    Covid-19. Como está a saúde mental de médicos e enfermeiros? “Há o sentimento de uma vida quase paralela”
    EXPRESSO | 13-4-2020
    Como médicos, enfermeiros e outros profissionais lidam com os seus próprios problemas de saúde mental nesta altura crítica, segundo a psiquiatra Teresa Maia.

    Covid-19. O plano completo do Governo para a saúde mental
    EXPRESSO | 13-4-2020
    Para responder aos efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental da população, foi ativado um plano de emergência desenhado após os incêndios de Pedrógão Grande. A linha de apoio psicológico do SNS24 arrancou no dia 1 de abril e está a ser preparado um microsite da Direção-Geral da Saúde, exclusivamente dedicado à saúde mental.

    Como fica a saúde mental em tempos de quarentena e os conselhos para lidar com o impacto psicológico
    OBSERVADOR | 12-4-2020
    A pandemia fechou milhões em casa e as limitações duram há semanas. Especialistas explicam o impacto da quarentena na saúde mental e dão conselhos para crianças, adultos e idosos.

    Saúde mental: “A incerteza quanto ao fim do isolamento é um claríssimo fator de risco”
    PÚBLICO | 5-4-2020
    Investigadores da Universidade do Minho lançam estudo para avaliar os efeitos psicológicos das medidas de isolamento social. Equipa do King’s College alerta que conhecer o fim da quarentena diminui risco.

    Covid-19. Como manter a saúde mental em tempo de isolamento
    EXPRESSO | 5-4-2020
    Em tempo de quarentena, se há tema que a covid-19 colocou em cima da mesa foi o da saúde mental e do enorme desafio que é mantê-la quando nos vemos privados das nossas rotinas diárias e da maioria das interações sociais 

    Ministra da Saúde garante “melhores esforços” para resposta a nível de saúde mental
    TSF | 5-4-2020
    Marta Temido lembrou que, no âmbito da saúde mental, já foram ativados gabinetes regionais de crise em saúde mental, resposta que já tinha sido ativada após os incêndios de 2017.

    Teme-se rutura na saúde mental, médicos na linha da frente já pedem ajuda
    JORNAL DE NOTÍCIAS | 1-4-2020
    Já há pedidos de ajuda na área da saúde mental por médicos e enfermeiros que estão no combate à Covid-19. Ana Matos Pires, do Programa para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde (DGS), adianta que a maioria é do Norte do país. Também já está ativo o plano nacional de saúde mental em contexto de catástrofe, que prevê apoio psicológico à população.  

    OMS lança guia para atendimento de saúde mental em crises humanitárias
    ONU | 1-4-2020
    (…) sendo uma importante ferramenta para integração do componente de saúde mental na rede de cuidados primários em situações humanitárias.

    SNS ativa plano de emergência para a saúde mental
    NEGÓCIOS | 31-3-2020
    O Programa Nacional para a Saúde Mental deu indicação às Administrações Regionais de Saúde (ARS) do país para ativarem o despacho criado após os incêndios de 2017

    PEV defende criação de linha gratuita para apoio à saúde mental
    NOTÍCIAS AO MINUTO | 30-3-2020
    Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defende a criação de uma linha telefónica gratuita para apoiar cidadãos a esclarecer dúvidas sobre saúde mental, num conjunto de projetos de lei entregues hoje na Assembleia da República.

    Grupo de psicólogos avalia saúde mental dos portugueses em tempos de isolamento
    TVI | 29-3-2020
    Ivone Patrão, professora do ISPA, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, chefia um grupo que lançou um questionário na Internet com a apresentação de resultados semanais.

    Há duas semanas em casa? Trate da sua saúde mental
    ECO | 27-3-2020
    Medo, ansiedade e preocupação são os sentimentos mais comuns. Doentes já diagnosticados e idosos poderão ser o grupo mais afetado pelo isolamento, mas há estratégias para proteger a sua saúde mental.  

    Covid-19: Profissionais de saúde mental prestam apoio gratuito
    TSF | 27-3-2020
    Seis dezenas de psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e pedopsiquiatras estão a prestar apoio gratuito, através de uma linha telefónica criada para ajudar as pessoas a lidar com o novo coronavírus.

    Confederação pede que não se deixem os deficientes isolados e sem apoio
    AGÊNCIA LUSA | 27-3-2020
    A Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD) pede ao Governo que não deixe os deficientes, “um grupo especialmente vulnerável”, isolados, sem apoio e sem direitos no âmbito da pandemia de covid-19.  

    Coronavírus: Reforço dos cuidados de saúde mental é essencial durante pandemia
    SÁBADO | 26-3-2020
    “A saúde mental faz parte da resposta da saúde pública à covid-19”, explicou especialista do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS.

    Plano de saúde mental em contexto de catástrofe ativado em todo o país
    JORNAL DE NOTÍCIAS | 26-3-2020
    O secretário de Estado da Saúde, António Sales, anunciou que vai ser ativado um plano nacional de saúde mental em contexto de catástrofe em todas as regiões.