É cuidador ou tem familiares mais velhos ou com doença mental?

Uma situação de crise pode trazer dificuldades acrescidas a quem é cuidador ou tem a cargo familiares mais velhos ou com demência. Também quem ajuda familiares ou amigos com doença mental pode ter mais preocupações com a marcação de consultas, renovação de receituário e resposta a situações de instabilidade.

O Serviço Nacional de Saúde está disponível para ajudar.

As consultas no Médico de Família mantêm-se?

Sim. Apesar de haver alterações ao regime normal de consultas, o seu Centro de Saúde mantém-se em funcionamento. Contacte-o através de mail ou de telefone. Por favor, não se desloque ao centro de saúde sem haver indicação dos profissionais.

Como posso renovar o receituário?

Pode renovar receituário pelo telefone e obter informação sobre como proceder no futuro.

O meu familiar ou pessoa a cargo tem consultas habituais no Serviço de Psiquiatria do Hospital da minha zona de residência. Como devo fazer?

O hospital da sua zona de residência continua a prestar apoio em consultas externas. As consultas de Psiquiatria ou de outras especialidades estão a ser feitas de forma não presencial, e foram reorganizadas. Procure contactar o seu Serviço de Psiquiatria como faz habitualmente.

Consulte os contactos disponibilizados pelo Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

Caso seja cuidador ou tenha familiares mais velhos ou com demência, pode ser difícil transmitir informação ou garantir que se mantêm em segurança. Veja como pode ajudar, em pessoas mais velhas e pessoas com demência.

As pessoas com doença mental também podem ser mais vulneráveis a situações de crise como a que vivemos. Veja, em Pessoas com doença mental, algumas indicações úteis sobre consultas, tratamentos e como obter ajuda.