É responsável por uma equipa?

Recomendações de bem-estar para quem coordena equipas

Reconheça que é difícil

Reforce a sua equipa reconhecendo o seu esforço em circunstâncias difíceis e incertas. Saliente a importância do bem-estar de todos os membros e garanta que todos serão apoiados nesta altura. Sempre que possível, tranquilize e sossegue a sua equipa de modo a aliviar o stresse e combater a fadiga.

Faça reuniões regulares

É importante manter um contacto regular e ter uma comunicação aberta e honesta. Faça uma reunião no início do dia ou turno para informar a sua equipa do plano de ação garantindo que existe espaço para perguntas. Reserve algum tempo no final para discutir quaisquer preocupações.

Monte um sistema de apoio interpares

Identifique as pessoas da sua equipa capazes de assumir um papel moralizador e incentive-as a conversar sobre quaisquer preocupações num ambiente seguro e informal. Garanta que as pessoas sabem que a qualquer momento podem ter acesso a profissionais de saúde.

Torne o bem-estar dos funcionários numa prioridade

Seja um exemplo de bem-estar, fazendo intervalos regulares e atividades para relaxar e manter a concentração durante o dia de trabalho. Proporcione oportunidades para as pessoas fomentarem o seu bem-estar – terá enormes benefícios para o ânimo dos profissionais.